Futsal História

História

História do Futsal

Existe uma polêmica sobre a origem do Futebol de Salão, onde a dúvida reside no fato de que não se sabe se foram os brasileiros que ao visitarem a ACM (Associação Cristã de Moços) de Montividéu, levaram do Brasil o hábito de jogar futebol em quadras de basquete, ou se foram os brasileiros que conheceram a novidade quando chegaram em Montevidéu e ao retornarem, difundiram a prática em território nacional.

Na época, o Uruguai obteve muitas conquistas no futebol. Foi bi-campeão olímpico e campeão mundial de 1930, todas estas conquistas fizeram do futebol o esporte mais praticado naquele país, tanto por crianças como por adultos.
Consequentemente, faltavam espaços e campos para a prática do futebol. A solução encontrada foi a de improvisar locais menores,como quadras de basquete. Contudo, já que tal espaço era muito menor do que um campo de futebol, foram necessárias algumas modificações no seu modo de jogar.
 Em 1933, Juan Carlos Ceriani redigiu as primeiras regras do futebol de salão, fundamentadas no futebol (essência do jogo), basquete (tamanho da quadra), handebol (trave e área) e polo aquático (regulamentação do goleiro com relaçao de não poder sair do limite da área de meta).
 No Brasil, a primeira publicação oficial de que se tem notícia sobre o futebol de salão é datada de 1936. Foi um trabalho de Roger Grain, intitulado Normas e Regulamentos de Futebol de Salão.
 No ano de 1942, criou-se em São Paulo, na ACM, a Comissão de Futebol de Salão, e o esporte foi chegando aos clubes recreativos e às escolas regulares,difundindo a prática e criando a necessidade de unificação de regras.
 Em 1954, foi fundada a Federação Carioca de Futebol de Salão, tendo como Presidente Ammy de Moraes. Em seguida, surgiu as federações de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
 Em março de 1958, a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou a prática do futebol de salão no país,fundando o Conselho Técnico de Futebol de Salão, tendo as federações estaduais como filiadas.
 Foi em São Paulo que aconteceu o Primeiro Campeonato de Seleções Estaduais , em 1959, quando a seleção do Rio de Janeiro sagrou-se campeão.

 Em 1969, foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão. Nesta época,começaram a surgir os primeiros campeonatos sul-americanos de clubes e seleções nacionais. Em 1971, foi fundada a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA),tendo como primeiro presidente João Havelange. Esta entidade promoveu os primeiros campeonatos pan-americanos e mundiais de clubes e seleções. Com a mudança da estrutura esportiva do país, onde deixou de existir a CBD, em 15 de julho de 1979, surgiu a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, cujo presidente Aécio de Borba Vasconcelos.
 Com a criação da FIFUSA, ocorreu o primeiro Campeonato Mundial de Seleções, conquistado pelo Brasil, em São Paulo (1982).
 Depois disso o Brasil ganharia também o segundo Mundial, realizado em 1985, na Espanha; o terceiro Mundial foi realizado em 1988 na Austrália vencido pelo Paraguai.
 O ano de 1989 representou a grande mudança no futebol de salão. Da fusão do Futebol de Cinco (praticado pela FIFA) com o Futebol de Salão (praticado pela FIFUSA) surgiu o Futsal. No mesmo ano a FIFA promoveu o primeiro Campeonato Mundial, realizado na Holanda e vencido pelo Brasil.
Em 1990, a FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da FIFUSA e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a FIFUSA e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente.
 No ano de 1992 a FIFA promove o segundo Mundial em Hong Kong onde o Brasil sagra-se Tetra-campeão. Em 1996 a Espanha sediou o terceiro Mundial da FIFA, e o Brasil conquista o quinto título. Quatro anos depois na Guatemala, o Brasil perde a hegemonia, e a Espanha sagra-se campeã mundial pela primeira vez. No ano de 2004, na China, a Espanha sagra-se bi-campeã do mundo.
 Em 2007 pela primeira vez, o futsal faz parte do programa dos Jogos Pan-americanos, realizados no Brasil, com os anfitriões conquistando o título.
 Em 2008, o Brasil conquista o quinto mundial, jogando diante de sua torcida, com uma vitória nos penaltis contra a rival Espanha.
 O objetivo de todos os amantes do futsal é se tornar olímpico no Brasil em 2016, hoje existe a campanha “Futsal um sonho olímpico”, criada pelo Presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão, Ciro Fontão de Souza, que é sucesso no mundo inteiro.

Futsal Feminino
O futsal feminino ganha espaço cada vez maior no Brasil e no mundo. Em terras brasileiras a modalidade entre as mulheres, além de ter campeonatos semelhantes ao masculino na Taça Brasil e no Campeonato Brasileiro de Seleções, desde 2005 é realizada, todos os anos, a Liga Futsal Feminina. 
A cada temporada o que se vê é o crescimento do número de participantes nos campeonatos, o que eleva a qualidade técnica e o interesse do torcedor. Aos poucos está havendo crescimento do investimento no futsal feminino. O desenvolvimento da categoria entre as mulheres é uma aposta em todo mundo, tanto que a Seleção Brasileira de Futsal feminina já é destaque internacional. A equipe brasileira é tricampeã sul-americana, nas edições realizadas aqui no Brasil, em 2005, e no Equador, em 2007 e no Brasil, em 2009. E em 2010 sagrou-se como primeiro Campeão Mundial Feminino, vencendo Portugal na final por 5 a 1, em Alcobendas na Espanha. 

Enquete

A criação de uma Liga Nacional Sub 20, facilitaria o processo de renovação da Seleção Brasileira?

Parceiros





ziquinho futsal fred falconi minas tenis futsal Santos-Futebol-Clube futsal total
mv sports futsal total
logo premiere futsal total logo-tumiaru
2 toques futsal total felipe sá ocian

lpfs futsal total
liga-regional liga_guaruj
logo totalfutsal marcia symanowicz futsal total
banner anuncio futsal total felipe sá

Newsletter

Deseja receber o informativo eletrônico do Futsal Total? Digite seu nome e e-mail abaixo